ARTE CONTEXTUALIZADA - FOTOGRAFIA COM CELULAR

Propostas de utilização de câmeras de celular e do blog como recurso educativo.

A atividade proposta foi eleger um período, movimento ou estilo dentro da história da arte para posteriormente a realização de uma pesquisa, coletasse através de fotograsfias, referências na cidade de modo geral, que salientasse características, formas, cores e composições quanto ao período/movimento/estilo selecionado. Contituí a proposta da atividade uma pesquisa baseada em três fontes, sendo 1 física bibliográfica e 2 virtuais (site e artigo acadêmico).



Grupo: Pedro, Renata e Rodrigo
Estilo/Período selecionado: Moderno
Fontes de Pesquisa:

SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da Arte. São Paulo : Ed. Ática - 17ª Ed, 2007. (Download do livro)

Enciclopédia Artes Visuais Itaú Cultural - verbete "Arte Moderna" (http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=355)


ARRUDA, Ângelo Marcos Vieira de. A Difusão da Arquitetura em Campo Grande. 3º Seminário DOCOMOMO Brasil : São Paulo, 1999. Diponível em http://www.docomomo.org.br/seminario%203%20pdfs/subtema_A2F/Angelo_arruda.pdf

Processos/Metodologia: Primeiramente buscamos uma referência sobre o período/estilo moderno em que poderíamos nos basear para a realização da atividade. A pesquisa foi realizada a princípio pela iternet, na qual a Enciclopédia Virtual sobre Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural serviu-nos como pesquisa primeira, onde pudessemos extrair características e acepções principais da Arte Moderna em geral. Posteriormente, através do livro História da Arte, da autora Mª das Graças Vieira Proença dos Santos, mais conhecida como Graça Proença, funilamos esta pesquisa, abarcando então o modernismo no Brasil, especificamente na arquitetura. Por fim, voltamos a realizar pesquisas online, onde encontramos através do sistema de busca Google um artigo realizado pelo arquiteto sul-matogrossense Ângelo Marcos de Vieira Arruda, apresentado em um Seminário realizado em 1999 na cidade de São Paulo, que fala sobre as referências da arquitura moderna nos edifícios da cidade de Campo Grande. Através do artigo de Ângelo Arruda, iniciamos durante 3 dias o encontro e a visitação destes edifícios, afim de se captar as referências dissecadas no artigo e consequentemente correlaciona-las em outras construções, casas, edíficios e detalhes do tecido urbano. Os registros realizados, de modo geral, remetem ao estilo moderno em suas propostas artísticas dentro da pintura, escultura e arquitetura.

Fotografias:



 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário