SEMINÁRIO - ARTE URBANA

Propostas de utilização do audiovisual nas salas de aula como recurso educativo.

Utilização do audiovisual acerca dos conteúdos sobre arte graffiti, pixação e linguagens da arte urbana. A atividade proposta foi a realização de um lambe-lambe que fosse produzido com materiais de baixo custo, como realizado por alguns artistas de rua.


O grupo apresentou um vídeo muito interessante, que discute o Graffiti e a Pixação enquanto proposta artística e manifestação cultural/social. Para fazer o download clique AQUI


 

Também se disponibilizou durante a produção dos lambe-lambes, arquivos com imagens de diferentes trabalhos de diversos artistas que tuilizam o tecido urbano para produzir trabalhos estéticos-visuais. Para download, clique AQUI

Links para saber mais:
http://www.stencilbrasil.com.br - Site com conteúdo sobre a história do graffiti na cidade de São Paulo. Conta com entrevistas, textos e fotos.

http://www.lost.art.br/osgemeos.htm - Site com registro dos trabalhos da dupla de artistas grafiteiros Os Gêmeos.

http://www.graffiti.org.br - Site do projeto Graffiti.org que consiste na formação de jovens e adultos para serem Diretores de Arte da cidade de São Paulo através da arte urbana, ampliando o universo e visão por meio de oficinas.


Para aulas na sala de informática:
http://www.baixaki.com.br/download/graffiti-studio.htm - Software gratuito que possibilita experiência de graffitar o próprio monitor. Testado e aprovado!


http://superdownloads.uol.com.br/download/161/desktop-graffitist/ - Software gratuito, muito prático para utilização didática pois não precisa nem de instalação, porém contém muito menos recursos do que o Graffiti Studio(link acima).

http://superdownloads.uol.com.br/download/200/graffiti-creator/ - Software gratuito que possibilita o usuário criar sua própria TAG. Disponibilizado apenas no indioma inglês.



Livros para download:
Tss...a grande arte da pixação em São Paulo, Brasil
Do artista urbano contemporâneo Banksy: Existencialism e Banging Your Head Against a Brick Wall

Resultados do exercício proposto:


 

 

 

 

 

 

 

 

 




Gostou? Sim, Não? Que tal deixar um comentário?

2 comentários:

Baes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Baes disse...

Sim. Gostei. Vocês são super legais!

Postar um comentário