COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO DE SILVANA MARIA CARVALHO BOSELLI

“Desenho Animado Infantil e o Processo Educativo" de Silvana Maria Carvalho Boselli

No texto de Silvana Maria Carvalho Boselli, a autora analisa o presente contexto das mídias, principalmente da televisão, para uma perspectiva educacional, no que tange ao desenvolvimento congnitivo da criança e nas relações que os desenhos animados podem imbricar aos conteúdos curriculares programáticos do ensino regular.
Boselli levanta uma gama de reflexões sobre como o desenho animado influi na construção do conhecimento da criança, nas questões do imaginário, sendo no seu universo simbólico e também nas relações da realidade enquanto processo de contrução e recontrução do que a criança vê, de como ela apropria o que vê e como vive o que apropria.
A autora embasa-se em teóricos da educação e justifica claramente o possível dialogo do desenho animado com a prática educativa, afim de se atingir uma aprendizagem significativa.
Nas discussões realizada junto ao grupo, pensamos sobre o texto que se deve ter muito cuidado o modo como o professor deve e poder estar levando o desenho animado para a sala de aula. O discurso que Boselli coloca enfoca muito a questão de influência a qual o desenho animado possuí sobre a criança, principalmente possibilitado pela televisão, entretanto, é preciso e muito importante se analisar enquanto prática docente, de que modo o desenho animado será levado. Sob quais possibilidades de reflexão que serão estabelecidas, justamente porque na grande maiora das vezes o contato direto que a criança tem com o desenho na tv, se dá por pura distração e entreterimento, sendo que na maiora dos casos a criança acaba apropriando o que vê de modo confuso ou errôneo.
É importante ressaltar que os desenhos da atualidade e que as crianças tendem a ter maior fascínio, são os que contém um conteúdo de violência, de luta e de poder, este segundo sendo no sentido mais do poder como opressor, não meramente lúdico.
Acreditamos que o desenho pode e deve ser uma ferramenta para que haja uma relação ensino-aprendizagem mais dinâmica e contextualizada aos tempos atuais, mas que deve ser feita com muita atenção para não ser um processo de retrocesso desta relação, gerando um pensamento de que a aula foi apenas um "passa-tempo".

Referência:
Desenho Animado Infantil - Um Caminho da Educação a Distância
BOSELLI, Silvana Maria Carvalho.
Florianópolis, SC - 2002
Páginas do texto abordado para leitura e reflexão: 46-55
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